1 de março de 2016

Turismo: Na rota do chocolate europeu



Paris, Genebra, Londres, Pisa e Turim abrigam verdadeiros templos do chocolate. Diante de um feriado de Páscoa à vista, e do apelo de celebrar uma tradição em família, percorrer a rota dos melhores endereços de chocolatiers em destinos que todo mundo ama é uma tentação à qual está longe de ser pecado se entregar. Além disso, as temperaturas mais amenas, da pré-primavera na Europa, o Euro estável e melhor poder de compra ante o dólar são mais alguns atrativos irresistíveis.
A começar por Paris, a Interpoint Viagens e Turismo garimpou preciosidades que não podem faltar na lista de quem busca sensações indescritíveis ao provar um chocolate. Um dos mais célebres é o patissier belga Pierre Marcolini (3, rue Scribe, IXeme), com boutiques em Bruxelas, New York, Toquio, Londres e Kuwait, e criações que se assemelham a jóias. Prove o “coeur framboise”, à base de ganache de framboesa fresca e chocolate, ou os grands crus procedentes da Venezuela, Cuba e Madagascar, em tabletes médios e pequenos.

Quem viaja com crianças, deve visitar a loja do mestre chocolatier Patrick Roger, atualmente com sete boutiques, seis delas em Paris e outra em Bruxelas. Conhecido por suas esculturas enormes de animais em chocolate, como orangotango e hipopótamo, também se distingue por delicados chocolates frutados e cubos de nougatine e noisette, trufas e marrons glacés sublimes (108, Boulevard St.Germain). 

Do outro lado do canal, em Londres, há motivos de sobra para levar a paixão pelo chocolate às últimas consequências e de preferência provando os sublimes chocolates do mago Pierre Hermé. Destaque para o chocolate amargo com azeitonas e os macarons com grand crus da Venezuela. Hermé (13,Lowndes Street). Luxo e elegância, são a marca da Cocomaya, com suas boutiques esplendorosas e bombons que incluem especiarias como gengibre, cardamomo, lavanda e cerejas, além de bolos artesanais e patisserie viennoise, tudo perfeito para o emblemático chá da tarde inglês.

Na lista da Interpoint, também não poderiam faltar lendas italianas do chocolate, como Perugina, cuja famosa loja em Roma, na Via del Corso,29, atrai hordas de visitantes em busca do tablete Luisa, dos pralinés e bombons baci, imortalizados na cena chocalateira mundial. Há diversas marcas emblemáticas como Caffarel, Ferrero, Pernighotti e Venchi, mas nada se compara às pequenas boutiques como Amedei, Paul de Bontd e Domori, todas detentoras de medalhas de ouro em competições internacionais. Somente no Piemonte, há mais chocolatiers do que na Bélgica e França juntas. Na Toscana a concentração deles é tão grande, que fica a dúvida se é Pisa ou Florença a capital italiana do chocolate. 

Para finalizar a saga, a casa Domori, em Turim (Via Pinerolo, 72-74) fecha o circuito com chave de chocolate. O dono, Gianluca Franzoni percorreu as plantações de cacau na Venezuela, e entusiasmou-se com o blend “Criollo”, mais tarde vindo a ser carro-chefe da Domori. Há lindos presentes da marca como a taboa de chocolate crocante, os cremes de gianduia, e os tabletes à base de menta e chá Matcha. 

Serviço
Para a rota do chocolate, a Interpoint sugere hospedagem em hotéis que combinam com o programa:
Paris: Relais Christine - diárias a partir de 360 euros por noite com café da manhã, internet free, estacionamento grátis e bicicletas a disposição dos hospedes.
Em uma  ampla construção erguida sob o que restava da Abadia dos Grands-Augustins, datada do século 13, encontra-se o charmoso Relais Christine. A dois passos do museu do Louvre e da catedral de Notre-Dame, o hotel boutique é um verdadeiro refúgio de paz, cercado por jardins privativos.
Genebra: Four Seasons Des Bergues - a partir de 661 euros por noite com café da manhã.
O luxuoso hotel está situado as margens do Lago Geneve.
Londres: Claridge's - diárias a partir de 520 euros para noite com café da manhã incluso.
O sofisticado Claridge's está situado na Brook Street, em Mayfair, um dos bairros mais exclusivos de Londres. Os seus sete andares cheios de elegância estão a poucos passos das lojas sofisticadas da Bond Street e também de galerias de arte, casas de leilões e dos espaços arborizados do Green Park e do Hyde Park.Possui um super badalado chá da tarde.
Roma: Hassler - a partir de 425 euros por apartamento com café da manhã situado no topo da Spanish Steps. O icônico hotel foi todo renovado e possui  um delicioso terraço para drinks no fim da tarde, com belas vistas para a cidade de Roma e um afamado restaurante Michelin star.
Interpoint Viagens e Turismo
Tel: +55 11 3087-9400